RAI 2021

Relatório Anual de Informações

Mensagem da Diretoria

O ano que passou ficou marcado pela quebra de expectativas. No início de 2021, as esperanças da sociedade eram de que este seria um ano mais estável com relação à pandemia da Covid-19. No entanto, houve o agravamento da situação sanitária, que provocou reflexos nos mercados financeiros e adiou o retorno à normalidade. Assim mesmo, o Postalis manteve todos os seus serviços funcionando e os pagamentos em dia com nossa equipe operando em trabalho remoto.

Mesmo com o cenário adverso, seguimos enfrentando os desafios com transparência e diálogo com nossos participantes, assistidos e patrocinador. A principal questão relativa ao Instituto foi encaminhada: depois de meses de debates com as associações representativas de participantes e assistidos e com os Correios, o Postalis apresentou uma solução para o déficit causado em gestões passadas do Plano de Benefício Definido – PBD (o mais longevo da previdência complementar no Brasil). A solução permitirá a volta ao equilíbrio, preservando ao máximo a renda dos participantes. Agora, aguardamos a aprovação nas instâncias de fora do Instituto para a entrada em vigor. É importante ressaltar que, enquanto o déficit não for equacionado, ele continuará aumentando.

Em 2021, foram pagos pelo Postalis R$ 1,17 bilhão em benefícios, número superior ao R$ 1,03 bilhão arrecadado com as contribuições de participantes e do patrocinador, contribuindo para o déficit acumulado de R$ 7,79 bilhões no Plano BD em 2021. Já o plano Postalprev registrou superávit acumulado de R$ 5,5 milhões. Na área administrativa, fizemos várias reformas que resultaram numa melhoria de gestão e melhor relação custo-benefício: entre os fundos de pensão, o Postalis tem um dos menores custos anuais por participante (R$ 512,58/per capita), o que demonstra nossa eficiência administrativa e operacional.

Os investimentos foram fortemente afetados pelo cenário da pandemia e questões internas da economia brasileira. A rentabilidade média dos nossos investimentos foi de 8,5% em 2021, acima da média do mercado, de 7,38%, conforme levantamento da consultoria Aditus. No entanto, mesmo com um bom desempenho frente ao cenário econômico desfavorável, o Postalis, assim como 75% das entidades de previdência complementar fechada, não atingiu as metas atuariais, que foram impactadas pela elevada inflação e juros reais negativos.

Em outra frente, apenas em 2021, foram recuperados R$ 441 milhões relativos a investimentos mal sucedidos de gestões passadas. Desde o início desta gestão, o Postalis já acumula R$ 635 milhões em valores recuperados e estamos trabalhando para obter o máximo possível.

Realizamos uma seleção de gestores para a carteira do Postalis e o interesse das principais entidades financeiras do país demonstrou a volta da confiança do mercado financeiro na seriedade do Instituto. Foram renomadas empresas que atuam no Brasil e no exterior.

Como aperfeiçoamento da estrutura de investimentos, passaremos a contar com uma equipe própria para aplicar uma parcela dos nossos recursos em renda variável. Estes avanços geraram o reconhecimento do Postalis entre as “15 instituições que estão na vanguarda da seleção de fundos no Brasil.”

O volume e a quantidade de empréstimos concedidos em 2021, que beneficiaram uma grande quantidade de famílias, em especial, na pandemia, também são motivo de orgulho. Em 2021, foram concedidos em empréstimos R$ 463 milhões, sendo que R$ 204 milhões em valores líquidos, efetivamente disponibilizados aos contratantes. Esses valores foram concedidos por meio de 28,6 mil contratos, sendo que 7,9 mil deles são contratos novos e o restante contratos reformados ou renegociados.

A criação de uma gerência dedicada ao relacionamento com participantes foi outra importante melhoria que traduz a conduta que desejamos ter: prestar serviços eficientes e ágeis, com empatia. Esta e outras medidas tomadas ao longo do último ano permitiram a redução de 43% no tempo médio de espera nas chamadas telefônicas recebidas por nossa Central de Atendimentos 0800 e um salto de 31% no número de atendimentos diários. O autoatendimento já responde por mais de 6 mil demandas.

Lançamos o aplicativo Postalis para que participantes e assistidos tenham acesso a consultas e solicitações via celular, sem sair de casa. Nossas LIVEs via internet reuniram 3 mil espectadores ao vivo e a partir de 2022 se tornarão mais frequentes. A nota máxima de satisfação com o atendimento, concedida por 95% dos participantes que responderam à nossa pesquisa na fila da Central de Atendimento não nos acomoda.

A quantidade de concessões de aposentadoria e pagamentos de resgate e portabilidade (quantidade total) em atendimento ao PDI dos Correios e o processo normal de concessão, assim como o recadastramento de mais de 6 mil pensionistas para regularizar e manter os pagamentos sem fraudes demandaram grande esforço com a obtenção de excelentes resultados. No plano BD foram 5.123 concessões totalizando R$ 54.145.052,38 em pagamentos. Já no plano Postalprev foram 6.041 concessões totalizando R$ 55.525.701,57.

Para internalizar e fortalecer a cultura da ética no Instituto, realizamos a 2ª Semana de Ética e Integridade, evento destinado aos colaboradores. A ação é fundamental para que nossa equipe e nossas normas mantenham o Postalis dentro dos mais altos padrões éticos, agora e no futuro.

A aprovação sem ressalvas das nossas demonstrações contábeis por todos os órgãos técnicos, auditorias, comitês e Conselhos Fiscal e Deliberativo comprovam a confiabilidade e a transparência nas informações fidedignas prestadas, mesmo quando os resultados não alcançam as metas estabelecidas. Isso significa seriedade e compromisso com a verdade.

Em 26 de fevereiro, o Postalis completou 41 anos de atividade. As realizações de 2021 nos motivam a seguir trabalhando para que o Instituto continue sendo uma confiável fonte de renda complementar que dê mais qualidade de vida para os mais de 128 mil empregados e ex-empregados dos Correios, participantes do nosso Instituto.

Entramos no ano de 2022 ainda com mais determinação e esperança no propósito de solução definitiva do déficit do Plano de Benefício Definido, no lançamento de novo plano de benefícios moderno e mais adequado a atualidade e no aperfeiçoamento das formas de atendimento e relacionamento com nossos participantes.

A Diretoria

Instituto de Previdência Complementar

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