RAI 2021

Relatório Anual de Informações

Análise Econômico-financeira

PLANO BD

O Plano BD Saldado do Postalis apresentou rentabilidade líquida de 6,87% em 2021, 54,8% inferior à taxa atuarial do plano (15,21%).

Entre os fatores que contribuíram para o retorno da carteira do plano BD Saldado, cabe destacar a recuperação de ativos por meio do recebimento de imóveis, tendo produzido um resultado de 65,55% no ano e a carteira de empréstimos, com um resultado de 19,83% no ano.

Considerando a dinâmica de mercado em 2021, com aumento de inflação e da curva de juros, foram realizadas realocações na carteira de NTN-Bs marcadas a mercado para títulos de curto prazo, tendo por objetivo apropriar dos prêmios destes vértices que se encontravam superiores aos títulos de vencimento mais longo, com um perfil de risco mais baixo. Cumpre registrar que ao longo do ano houve o vencimento de NTN-Bs que estavam marcadas na curva e cuja taxa era superior às taxas de mercado. Tais recursos foram utilizados para recomposição de caixa e para fazer frente aos investimentos em fundos multimercados, na classe de estruturados. Estes movimentos de alocação em ativos com liquidez de curto prazo se mostram aderentes à dinâmica do passivo de um plano maduro, que tem maior volume de pagamento de benefícios do que de recebimento de contribuições e considerando o ponto de inflexão projetado para 2023, conforme apontado no Relatório de Liquidez Médio e Longo Prazo PBD – Base Dezembro – 2018.

Em relação à carteira de renda variável, esta apresentou um resultado negativo de 10,74% no ano, superando o IBOV que apresentou resultado negativo de 11,93% em 1,19 p.p. Dentre as medidas em estudo pelo Postalis estão a elevação da exposição em Fundos Multimercados e Renda Variável no Exterior.

PLANO POSTALPREV

O plano Postalprev apresentou, em 2021, a rentabilidade de 10,09%, correspondente a 65,40% do índice de referência do plano (15,43%). Assim como aconteceu com o plano BD, o principal fator que afetou o resultado do plano foi o desempenho da classe de renda variável, negativo em 15,27% no ano. Do lado positivo, a carteira de NTN-Bs marcadas na curva, com prêmio substancial sobre as taxas de mercado, tiveram um resultado de 13,89% no ano. Da mesma forma, a carteira de empréstimos apresentou um resultado de 20,03% no ano. Considerando o peso da carteira de NTN-Bs marcadas na curva, este foi o investimento que teve maior impacto no resultado do plano.

A expectativa para o ano de 2022 é que haja o fim do ciclo de aumento da taxa básica de juros (Selic) com o controle da inflação, que está sendo pressionado também por fatores exógenos. Adicionalmente, por ser um ano de eleições, espera-se mais um ano de alta volatilidade. Contudo, considerando que o plano recebe, em média, R$ 7 milhões de contribuições a mais do que paga a título de benefícios e resgates, tal cenário se torna benéfico para o plano no longo prazo, possibilitando retornos maiores para as novas alocações.

Assim como no plano BD, estão sendo conduzidos estudos para uma maior alocação em fundos multimercados e imobiliários, bem como realizar a diversificação de sua carteira por meio do investimento no exterior.

Instituto de Previdência Complementar

Centro Empresarial Brasília Shopping
SCN, Quadra 05, Bloco A, Torre Sul – sala 401
Asa Norte – Brasília/DF
CEP 70.715-900
Telefone: 3003-3669 (sem DDD)