Os conselhos Deliberativo e Fiscal assim como a Diretoria Executiva trabalharam o ano de 2021 com muito afinco na busca dos resultados que os Participantes anseiam.
Entre os principais atos de gestão realizados pelos órgãos de governança, destacamos:
O ano de 2021 foi bastante desafiador, principalmente em razão do recrudescimento da pandemia com a segunda onda do Coronavírus, iniciada em meados de janeiro se prolongando até o fim do primeiro semestre. Nesse sentido, o Postalis manteve todas as medidas de segurança além de intensificar os cuidados com a saúde dos colaboradores. O trabalho em home office foi fortalecido e no último terço do ano iniciaram-se os estudos para o regime de trabalho híbrido de forma permanente, objetivando os benefícios dos dois tipos de trabalho. Ressalta-se que as rotinas e processos do Postalis não foram afetados negativamente e todos os benefícios foram pagos dentro dos prazos estabelecidos, assim como o atendimento via central de atendimento permaneceu em atividade com aumento de eficiência e qualidade.
O processo de reconstrução da imagem do Instituto continua sendo pauta importante dos dirigentes – diretores e conselheiros. Nesse ínterim, o Postalis realizou a 2ª Semana de Ética e Integridade que teve ampla divulgação e participação de todo corpo funcional, tendo como palestrantes profissionais renomados dos patrocinadores Correios e Postalis, além da participação de membros dos conselhos Deliberativo e Fiscal do Postalis. Destaca-se ainda a publicação de matérias que vincularam o nome do Postalis positivamente (Valor Econômico e Investidor Institucional).
Para estar cada vez mais próximo de seus Participantes e Assistidos, a Entidade realizou diversos encontros virtuais (lives), via seu canal no YouTube. Entre os temas abordados estava o Programa de Demissão Incentivada (PDI) dos Correios, estratégia previdencial para a solução do equacionamento do Plano de Benefício Definido (PBD Saldado) e estudos para um Plano de Contribuição Definida (CD).
Na busca pela constante recuperação dos ativos em default, em 2021 o Postalis recebeu o valor de, aproximadamente, R$ 185.300.000,00 (cento e oitenta e cinco milhões e trezentos mil reais), resultado do trabalho incessante das áreas responsáveis pelo processo de acompanhamento e monitoramento dos ativos financeiros.
Em relação ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), sobre os estudos da proposta de estratégia previdencial para solucionar de forma viável o déficit do PBD Saldado, o Postalis deu andamento às ações previstas realizando reportes trimestrais à Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), continuando, desta forma, trabalhando na busca de alternativas que resultem em menor impacto aos seus Participantes e Assistidos.
Durante o exercício, o Postalis promoveu a reestruturação organizacional de seus órgãos, em consonância com as melhores práticas de mercado e de governança corporativa, mantendo sua estrutura suficiente para administrar os planos de benefícios. A seguir, destaca-se o organograma no fechamento do exercício:
Os órgãos estatutários do Postalis são formados pelos seguintes colegiados:
A estrutura de governança do Instituto foi fortalecida no primeiro semestre de 2021 com a posse de 2 (dois) membros do Conselho Fiscal que aguardavam a emissão dos respectivos atestados de habilitação pela Previc.
Nesse período, houve ainda mudanças na composição do Conselho Deliberativo. Quanto à Diretoria Executiva, essa manteve-se com a composição inalterada conforme observado no quadro a seguir:
Os comitês são órgãos da estrutura organizacional que atuam no assessoramento à Diretoria Executiva e/ou ao Conselho Deliberativo sobre matérias de competência técnica, sendo integrados por especialistas de várias áreas (multidisciplinar). Sua atuação resulta na mitigação de riscos, com destaque àqueles vinculados ao conflito de interesses.
No exercício de 2021, atuaram de forma efetiva os seguintes Comitês/Comissão de Assessoramento:
O Comitê de Precificação de Ativos (CPA) foi extinto em 2021, sendo suas atividades absorvidas pelas gerências de Riscos de Investimentos (GRI) e de Governança de Investimentos (GGI).
O Postalis tem atuação fundada em valores, princípios éticos, padrões de conduta, desenvolvendo ações de prevenção, detecção e de correção de desvios, com o objetivo de assegurar as suas partes interessadas, especialmente os Participantes, o Patrocinador e os empregados, segurança e transparência na condução dos seus negócios e atividades. O Código de Conduta e Ética e o Programa de Integridade implantados no Instituto são ferramentas deste propósito.
Importante destacar que o Código de Conduta e Ética é um dos principais pilares do Programa de Integridade do Postalis. Nesse sentido, durante o ano de 2021 o Postalis teve avanço significativo em relação aos mecanismos de combate à prática de ilícitos com a criação da Política de Consequências além do Manual Normativo de Conduta Disciplinar que define as regras para a aplicação de sanções caso ocorra o descumprimento das disposições previstas no Código de Conduta e Ética. Estabelece ainda as regras para a apuração de denúncias e que são realizadas por meio de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD). Todas essas medidas objetivaram fortalecer a cultura de integridade dos colaboradores.
Desde o ano de 2019 o Postalis vem atuando de forma prioritária na elaboração e revisão do arcabouço normativo interno. Atualmente, o Instituto dispõe de mais de 140 normas das quais foram criadas ou revisadas 39 normas somente no ano de 2021. Dentre as principais normas criadas/revisadas durante o ano destaca-se:
Em 2021 o Postalis continuou trabalhando em conjunto com os órgãos do Poder Público para uma gestão eficiente dos recursos dos Participantes além de uma atuação pautada sempre pela ética, transparência e integridade.
A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) é o órgão fiscalizador das atividades das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) e suas operações, a quem compete acompanhar e supervisionar as entidades no mercado para proteger os investidores que alocam capital nos fundos de pensão.
A Previc enquadra o Postalis no grupo das Entidades Sistemicamente Importantes (ESI), conforme Instrução Previc nº 5, de 29/05/2017, tendo como prerrogativa o acompanhamento por uma Equipe de Fiscalização da citada autarquia – Supervisão Baseada em Risco (SBR).
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) é a patrocinadora-instituidora dos Planos de Benefícios administrados e executados pelo Postalis.
A FT-Postalis, no âmbito do Ministério Público Federal (MPF), foi instituída pela Procuradora-Geral da República para apurar os crimes contra o Sistema Financeiro e, eventualmente, lavagem de capitais, além de outros conexos, praticados em prejuízo da Entidade.
A Diretoria Executiva do Postalis colabora com o MPF como assistente de acusação, no intuito de recuperar prejuízos causados no passado aos participantes, aos assistidos e aos patrocinadores, por meio de ações na Justiça e negociações de acordos. Apoia, também, as operações da Polícia Federal com a disponibilização de informações e documentações solicitadas.